WooCommerce, a Plataforma de e-commerce do WordPress

O WordPress é um serviço online que permite a criação de sites e blogs. Aliás, foi mesmo com o intuito de criar blogs que ele surgiu, no entanto os seus desenvolvedores não se ficaram por aí.

Hoje em dia o WordPress é a principal referência a nível mundial na criação de blogs mas também na criação de sites, incluindo aqueles que aqui nos interessa abordar, os sites de e-commerce.

Para transformar um site em uma plataforma de comércio eletrônico de qualidade (e a qualidade atrai, só por si, o cliente), é necessária uma plataforma de e-commerce. A da WordPress se chama WooCommerce e é nem mais nem menos do que a líder atual do ramo a nível mundial, ocupando 32% do mercado de e-commerce mundial.

Vantagens do WooCommerce

  • O WooCommerce é um plugin do WordPress e é totalmente grátis.
  • Permite total controle do usuário sobre o seu site.
  • A sua instalação e utilização é fácil e intuitiva e para mais, funciona em todo o tipo de aparelho, pelo que pode trabalhar a partir do seu computador ou do seu smartphone.
  • Traz já incluídas uma série de opções de otimização e personalização, ao mesmo tempo que lhe permite adicionar os seus próprios produtos de forma ilimitada.
  • Permite adicionar em seu site de e-commerce uma seção de comentários e avaliações de produto ou serviço, dando a seus clientes a possibilidade de avaliar e comentar sua loja virtual – isso pode parecer pouco mas são as avaliações de usuários anteriores que muitas vezes influenciam a opção de uma pessoa sobre uma determinada loja virtual.

O WooCommerce tem algum contra?

Não são exatamente contras mas o WooCommerce funciona apenas com o WordPress pelo que se não tem um site no WordPress será necessário dar uma série de passos para instarlar esse plugin.

Mas se criar seu negócio de e-commerce no WordPress.org, já não terá nenhuma dessas dificuldades.