WordPress.com ou WordPress.org?

Quando se fala de plataformas de criação de sites, sejam eles blogs ou sites de e-commerce, o nome WordPress costuma ser o primeiro a surgir. O WordPress se tornou no maior gigante de plataformas desse gênero pois é de utilização muito intuitiva e tem opções de uso grátis.

No entanto existe o WordPress.com e o WordPress.org

Qual será o melhor para um site de e-commerce?

A resposta é simples para quem quer um negócio sério na internet:

Escolha o WordPress.org para seu site de e-commerce

Antes de pegar no WordPress.org, vamos já dizer porque é melhor do que o WordPress.com para este tipo de site em específico.

A longo prazo o WordPress.com fica mais caro para quem tem uma loja de comércio eletrônico, além de que oferece uma menor independência na criação da mesma.

Já o WordPress.org permite que possa hospedar seu próprio site tendo total controle sobre ele.

A independência proporcionada por esse último também dá algum trabalho extra, como por exemplo os backups, que têm que ser feitos pelo usuário (ou por um plugin instalado por ele), ou o fato de que será muito vantajoso para tirar total partido das ferramentas do WordPress.org, que o usuário tenha conhecimentos de programação ou, no mínimo, conhecimentos básicos de HTML.

As grandes vantagens do WordPress.org

Para uma loja virtual de e-commerce, as grandes vantagens do WordPress.org são, antes de mais, que o usuário terá controle sobre todos os aspetos do site.

O WordPress.com pode parecer ter planos mais baratos, mas depois vai ter que pagar por grande parte dos plugins que são necessários para o bom funcionamento de sua loja virtual.

Com o WordPress.org poderá criar os seus próprios anúncios, se assim o desejar, não ficando sujeito a anúncios aleatórios que dão um aspeto pouco profissional a seu site.

Por fim, a mais popular plataforma de e-commerce do mundo, o WooCommerce, não funciona no WordPress.com.