A Importância de Reter o Cliente

O e-commerce enquanto fenômeno global e para todos é algo de relativamente recente e quem envereda por esse ramo de negócio está aprendendo muito a cada ano que passa.

2019 está vendo cada vez mais partilha de informação entre pessoas interessadas em otimizar o e-commerce e eliminar, ou pelo menos reduzir, os erros do passado.

Um deles se prende com o fato de muitos clientes abandonarem a compra no momento do checkout. Vamos aqui analisar as razões para isso acontecer e possíveis soluções.

3 erros comuns e estratégias para reter o cliente

Dificuldades de navegação no site

Um site precisa ser fácil de navegar e intuitivo. Muitos clientes abandonam a sua compra simplesmente porque não encontram o botão para o checkout, ou a informação de faturação é confusa, ou simplesmente porque a linguagem utilizada não lhes transmite segurança.

Mantenha a sua loja virtual descomplicada, fácil e intuitiva de navegar, para o cliente ter uma experiência que vai querer repetir.

Meios de pagamento limitados

Nem toda a gente tem cartão de crédito. E nem toda a gente tem sequer cartão de débito. Muitas pessoas abandonam uma compra online por não existir uma opção de pagamento que seja conveniente para elas.

Cartão de crédito, cartão de débito, Paypal, transferência bancária… e porque não permitir o uso de criptomoeda?

Quanto mais possibilidades de escolha de meio de pagamento oferecer ao cliente, maior a chance de que ele conclua a compra em seu site.

Checkout cansativo

Ninguém quer chegar ao final de uma compra para ter que preencher um formulário extenso, com imensos detalhes. Ao chegar no checkout, o cliente deverá encontrar um formulário simples, incluindo a possibilidade de automaticamente inserir os seus dados partilhados com o site quando se cadastrou.

Facilite e dinamize a experiência de compra do cliente e verá que mais compras são finalizadas.