Qual Deve ser o Tamanho do Mercado-Alvo?

Um dos fatores mais importantes ao montar um negócio é conhecer o mercado-alvo. Quem vai comprar o seu serviço ou produto? Quanto dinheiro pretende faturar mensalmente ou anualmente? Como pode encontrar um mercado que compre o seu serviço ou produto e que lhe proporcione o nível de faturação desejado?

Todas essas perguntas são essenciais para quem vai abrir um novo negócio de e-commerce.

De entre os maiores erros de principiante, mas também de gente com mais experiência, está o de pensar que quanto mais compradores o mercado-alvo tiver mais irá se faturar. Mas não é bem assim.

A importância do nicho de mercado

Um nicho de mercado é exatamente aquilo que poderá trazer sucesso ao seu negócio. Se tiver um produto que possa vender para milhões de pessoas, ótimo! Mas convenhamos que o mercado está muito explorado e é difícil começar do zero vendendo bolas de tênis ou ração para gatos.

Muito mais eficiente em termos de tempo e investimento, é encontrar um nicho para o seu produto ou pensar em criar/vender um produto para um determinado nicho.

Um bom exemplo de sucesso em vender para um nicho são os clubes de futebol como Palmeiras, que recentemente viu o Allianz Parque lançar uma loja virtual com produtos do clube. Imagine o sucesso que não teve junto de seus fãs!

Se vender um produto que poucas pessoas vendem, talvez mesmo que poucas pessoas querem, mas que pode ser vendido por uma boa quantia, então essa poderá ser a chave de sucesso para o seu negócio online.

Um exemplo peculiar é o da marca Fagerstrom que vende gaitas de foles eletrônicas. Você leu bem. Gaitas de foles eletrônicas!

Esse é um caso perfeito para ilustrar um nicho de mercado. É um produto de que quase ninguém ouviu falar mas que está fazendo um enorme sucesso entre tocadores de gaita de foles em mercados com grande disponibilidade econômica como é o dos Estados Unidos.